quarta-feira, 30 de julho de 2008

O filme da vida


A vida é como um filme. Muitas vezes penso em algumas cenas em que o tempo e espaço estão fora do alcance da razão. Pessoas que amamos vivem conosco e em questão de minutos não estão mais no nosso foco de visão, mas estão vivas em diversos momentos, guardadas em nossa memória. E parece que foi ontem que eu passeava com meu avô no calçadão da praia, cantando e carregando sacolas de compras que fizemos no supermercado. Mas não. Isso faz exatamente 15 anos. Ou de minha mãe fazendo tudo o que podia para crescermos ( eu e meu irmão ) com dignidade. É. E ai eu percebo que não temos muito controle do tempo. Ele é um mistério. Assim como quase tudo que nos cerca. Descobri há pouco tempo, que temos o livre arbítrio do que
podemos fazer com nossas vidas. Antes ia seguindo o fluxo do vento, deixando que os acontecimentos me levassem a uma direção. Hoje vejo que podemos escolher o que desejamos para nossa vida. E construímos esses momentos a cada dia, nos mínimos detalhes. Precisamos estar alertas. Isso. Para cada ação, vontade e desejo. Nossas escolhas determinam nosso presente e futuro. Por isso não somos vítimas e sim responsáveis por tudo que acontece conosco. Podemos viver uma vida com intensidade, mas se não tiver amor, dedicação, compreensão, maturidade e principalmente sapiência nada adianta. Para ter tudo isso, precisamos ter paz. E para conseguir paz precisamos trabalhar nossos corações. Controlar nossos impulsos e emoções e ter a humildade de errar e pedir desculpas, e a compaixão por aqueles que não conseguem ter inteligência emocional e a força para sofrer o que for preciso e renascer com mais experiência e determinação. Estamos em um grande aprendizado, onde o que interessa é viver se amando, amando quem está perto de nós e guardando o amor dos que já não estão presentes. É viver sem arrependimentos.

Atenção. É a palavra mais importante. Vamos prestar atenção nos nossos pensamentos, nos nossos comentários, nos nossos desejos. Vamos nos concentrar em cada ação e fazer delas o melhor que podíamos fazer. Uma ação de cada vez. Vamos fazer da nossa vida um exemplo para nossos filhos, amigos, e principalmente para nós mesmos.

Tudo passa muito rápido. Porém quando se possui uma vida produtiva, repleta de bondades, generosidades. Esse tempo vale à pena. E é isso que eu desejo. Uma vida que valha a pena, com pessoas preciosas, com lugares preciosas e com momentos preciosos. Sucesso é uma sucessão de acontecimentos que dão certo.

Eu desejo para todos vocês todas as cores desta vida. Todas as alegrias. Para você neste novo ano desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família esteja mais unida que sua vida seja mais bem vivida.

E que vocês todos estejam cada vez mais perto de mim multiplicando de alegrias este maravilhoso filme que é a vida.

Um comentário:

Troiana disse...

Muito lindo, Aline!
Bjssssssssssss e saudades,
Anamaria